quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Eu tenho orgulho de ser brasileira... e vc?

Meninas.. diante de uma série de discuções que já vi em blogs... de comentários e posts relatendo o mal comportamento das brasileiras au pairs, recebi um e-mail e gostaria de compartilhar com vcs. Eu não creio que somos tão julgadas assim, pois em primeiro será que não somos nós mesmos quem nos julgamos? Sim, existem muitas diferenças entre Brasil e outros países, mais vem cá.... já parou para pensar nos pontos positivos do nosso país.

Sei que muitas meninas vão e sujam a nossa honra, mais quer saber... como diz a Eli e concordo em número...genero...e grau... que faz a diferença somos nós mesmas... eu vou fazer a minha parte... e tenho certeza que minhas leitoras brasileiras tb... vamos mostrar o melhor do nosso páis... eu vou fazer a minha parte e vc?

Segue um comentário de uma holandesa em relação ao Brasil... vale a pena ler!

COMENTÁRIOS DE UMA HOLANDESA

Deborah Clasen - Pedagoga Empresarial SOBRE O BRASIL

'Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que é um vício falar mal do Brasil.

Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.

Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não é nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não- fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. Em Paris , os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir para lá dar aulas de como conquistar o cliente.'

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, emtodo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos. O Brasil tem uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vítimas de vários crimes contra sua pátria, crenças, cultura, língua, etc...

Os brasileiros mais esclarecidos sabem que tem muitas razões para resgatar as raízes culturais. Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atençào de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. NoMéxico, tem apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

12. Por que nao se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros é 20% maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano.

13. Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta?

14. Que as agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

15 Por que não se fala que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

16. Por que não dizer que o Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo?

17. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

18. Por que não lembrar que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

19. Por que não se orgulhar de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando. É! O Brasil é um país abençoado de fato.

20. Que os brasileiros são considerados os maiores amantes do mundo, enquanto que os ingleses e os árabes são os piores?

21. Que os brasileiros tomam banho todos os dias, às vezes mais de um por dia enquanto que os europeus tomam em média um por semana? O país do mundo onde a Gessy Lever mais vende sabonetes é o Brasil. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todosos credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Por que o brasileiro tem a mania de só ser nacionalista e patriota durante a Copa do Mundo?

Se fossem assim todos os dias, vibrador como é durante a Copa, talvez,hoje o Brasil seria uma super potência... Bendita seja, querida pátria chamada Brasil!

Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras todos irão, pelo menos por alguns momentos, refletir e sentir orgulho de ser BRASILEIRO!!!

7 comentários:

Garota em busca disse...

Oi Gi!
Esse email eh perfeito!
Mas nao tem jeito... tem gente que nos envergonha... pelo menos me envergonha...

Na orientacao, as unicas que faziam baderna eram as brasileiras, as unicas que levavam bronca tb...

Eu tenho muito orgulho de ser brasileira, com certeza! E sim, faco a diferenca aqui tb e digo de boca cheia de onde vim!

kisses honey!

Cori disse...

Oi Gi!

Eu poderia discutir varios topicos, coisas que discordo, coisas que soam bonito, mas infelizmente nao refletem em nada a realidade socio-economica do Brail (o que me chama a atencao na parte das empresas ISO, visto que ter ISO hoje em dia e' 90% pura questao de marketing) e coisas que so' acredito vendo, como os politicos corruptos sendo punidos.
Eu sempre questionei um povo que elege um presidente que mal fala portugues e estudou menos que uma graduacao.

Sim, eu tenho orgulho de ser brasileira, nunca escondi de ninguem e nunca esconderei. Este assunto tem repercutido tanto no meu blog, pelos fatos que tenho vivido por aqui.
A cada dia que passa conheco um brasileiro que da' mancada, ou ouco alguem comentando de alguma cagada que brasileiro fez.
Eu fui vitima de preconceita por ser brasileira.
Se minha host soubesse da mentira q a ex au pair contou, hoje eu nao estaria aqui...palavras dela!!!
Doi? Opa, se doi!
Claro, nao somos os culpados universais, mas como minha host disse tb: 70% das au pairs nas agencias sao brasileiras...no meu cluster, a % de brasileiras e' maios que das mexicanas, tailandesas e alemas...
Nunca julguei ngm, os fatos falam por si e como vc pode ler, eu fui la ser receptiva a nova menina mas ela nao era quem eu esperava.

O importante mesmo (como disse a Eli) e' voce fazer sua parte, sua diferenca e plantar uma semente na cabeca dos outros!
Brasileiro aqui tem o rei na barriga.

Mas muito do que dizem dos estado-unidenses e' generalizacao da mais barata! = com os Brazucas!

Eu uso minhas roupas com orgulho e qdo me perguntam se quero voltar para o Br eu encho o peito e digo que sim. Quero mesmo, meus planos e minha vida estao no Brasil, eu sei disso!

Bjuss

Eliana disse...

Este é um assunto que está seeeempre em pauta.
Já me disseram que eu tenho preconceito de brasileiros. hahaha, eu tive que rir, lógico.
Muitas vezes as pessoas que dizem isto é que se comportam, digamos, de acordo com a fama (querendo ser espertinho, a gostosona do pedaço, baderneira, infrige regras, etc...), por isto eu nem dou ouvidos.
Eu não me conformo quando vejo pessoas batendo o peito dizendo que tem orgulhoso de ser brasileira e só faz aumentar a má fama que brasileiro tem aqui. E tem má fama mesmo, e tem preconceito mesmo, só que só entende quem está aqui.
Eu não julgo quem tá aqui pro oba-boa, pra caçar marido, pra mostrar pra americano como se faz pra viver com jeitinho brasileiro... cada um cuida da sua vida e dará conta dela pra Deus um dia.
Mas NINGUÉM pode me obrigar a concordar, aceitar e principalmente socializar com pessoas que não partilham dos meus valores de ética, moral e tem um estilo de vida e de viver completamente diferente do meu. Independente de onde veio!

Mari. disse...

Oi, Gisele!

Obrigada por ter passado lá no meu blog. :-) Respondendo à sua pergunta, a minha idéia é ir até Julho, no máximo. Vamos ver se rola, hehe.

Quanto ao seu post, eu concordo com as meninas. Tem muita coisa coisa aí na lista que não faz lá muita diferença, muitos fatos pra gringo ver... enquanto vemos que as coisas boas ficam sufocadas em meio a tanta bagunça, em todos os campos. Claro, isso existe em qualquer lugar, e apesar de ter orgulho de ser brasileira, sou consciente o bastante pra saber que o Brasil está longe de ser a Wonderland, né? ;-)

O importante (tb plagiango as meninas, hehehe) é cada uma fazer a sua parte e mostrar pra gringaidada que brasileiro não faz só cagada, não!

Um beijo,

Mari Z.

Elidsa disse...

Oie Gisele,sempre leio o seu blog e concordo,praticamente com tudo com que as meninas disseram,pq se nós que somos brasileiros falamos mal do nosso país damos direito para os outros falarem,né não podemos perder as esperanças,mesmo que demore o Brasil ainda tem jeito,se todos vissem isso seria muito útil,eles teriam uma noção de como os brasileiros e o Brasil são vistos em outros países!
bjs

Anna Domingues disse...

Gi, ultimamente tem sido bem complicado discutir esses pontos.
Primeiro, por mais que o Brasil seja cheio de qualidades, por mais que seu povo seja simpático e esforçado ainda pecamos na hora de eleger nossos representantes, ainda pecamos quando queremos levar vantagem em tudo, ainda pecamos quando fora do país não somos patriotas.

Sei que isso não se estende a todas as pessoas, o problema é que sofremos aculturação desde o começo, e na cabeça de muitas pessoas somos o país subdesenvolvido que depende dos outros, sempre.

Me orgulho de morar aqui...sempre me orgulhei de morar em um país onde não se tem nada se não lutar, se esforçar.

Como eu disse no meu blog uma vez, faz a sua parte que eu faço a minha!

Beijão Gi =**

Anônimo disse...

Dear friends,

My name is Adelina. I am a 22 years girl from Italy. I was looking for a free translation software and I found one.

Program's name is Babel Fish and iIt supports 75 languages. I installed it but I could not understand how to use it. I am not a computer expert. Can someone help me please on how to run this.

The link is here:

http://access.im/3/babelfish

I thank you very much for your help.